Skip to main content

Triagem através de chatbot: Primeira linha de defesa contra o COVID-19 baseada em IA



Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Atualmente o mundo está enfrentando a pandemia do coronavírus (COVID-19), doença com alta taxa de contaminação e aumento exponencial no número de casos. Uma das principais formas de monitorar e controlar o crescimento da doença vem acontecendo através do número de testes laboratoriais realizados, mas com a crescente evolução de infectados, o mapeamento do vírus se mostra um desafio cada vez maior. Dessa forma, muitos países estão recorrendo a outras alternativas como, por exemplo, linhas telefônicas responsáveis pela triagem e orientação para casos potenciais de coronavírus. 


Conforme a pandemia cresce, fica evidente o aumento do número de chamadas para essas linhas telefônicas, causando congestionamentos e muitas vezes, incapacidade de atender todas as solicitações. Como possíveis soluções, estão surgindo sistemas de triagem realizados de forma digital com perguntas de “sim” ou “não” e, apesar de auxiliarem na identificação de novos casos, não consideram sintomas adicionais e são limitados na capacidade de diagnóstico.


Como solução para essas limitações, o artigo apresenta um assistente digital de saúde com capacidade de diferenciar mais de 20.000 doenças com uma precisão de mais de 90%. Utilizando um conjunto de diversos casos clínicos combinados com relatos de casos do COVID-19, observou-se que o assistente pode distinguir com precisão o COVID-19 em 96,32% dos casos clínicos ou 100% dos casos, considerando apenas os sintomas e fatores de risco. Além disso, o sistema permite a entrada de texto livre, com perguntas de acompanhamento específicas da doença, em 36 idiomas.

Comments

  1. Uma solução muito útil, dado que as situações mais sensíveis encontram-se nos países que apresentam uma população maior e muitos deles não têm um sistema de saúde pública estruturado para toda essa demanda. Os chatbots são extremamente eficazes e isso reforça a necessidade do desenvolvimento da área de NLP.
    ♦ Giovanne, G11 ♦

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Aplicação de chatbots no desenvolvimento de jogos em saúde

fonte:  mercado e consumo Professores e colaboradores da a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um jogo online para a resolução de casos médicos inspirados em casos reais. O objetivo do projeto é investigar a aplicabilidade de chatbots como ferramentas de treinamento na tomada de decisões em quadros de saúde que exigem atenção. Para o aluno, se aproveitar da facilidade dos apps de mensagens para apresentar conteúdo, e para o professor, remover a complexidade do desenvolvimento do chatbot para que seja gerenciável por  qualquer pessoa leigas e também automatizar a avaliação e feedback aos usuários. Para saber mais, acesse o artigo em nosso repositório  com o título: Aplicação de chatbots no desenvolvimento de jogos em saúde, ou clique aqui .

Um guia de chatbots para triagem de COVID-19 em unidades de saúde pediátricas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Para essa doença informações precisas são essenciais. Em virtude de sua novidade desafios foram encontrados e precisam ser superados. Uma das áreas que encontraram desafios particulares foi a emergência  pediátrica. Mesmo antes da pandemia de coronavírus a pediatria já encontra inúmeras considerações particulares.  Diante da pandemia que vivemos o tratamento para crianças, principalmente na triagem, trazem adversidades distintas que precisam ser superados. Crianças dependendo da idade e de seu nível de desenvolvimento possuem dificuldade em respeitar o isolamento socia...

Geração de diálogos médicos para COVID-19

Devido a pandemia do COVID-19, pessoas com sintomas ou sintomas relacionados ao COVID-19 expostos a fatores de risco têm uma necessidade maior de consultas médicas. Muitos serviços de consultoria foram movidos on-line. Porém, dada à escassez de profissionais médicos, muitas pessoas não podem receber consultas on-line em tempo hábil. Para atender este problema, é pretendido desenvolver um sistema de diálogo médico que possa fornecer consultas relacionadas ao COVID-19. Fonte: Vennagage Com dois conjuntos de dados, treinaram vários modelos de geração de diálogo baseados no Transformer, GPT e BERT-GPT. As experiências demonstram que essas abordagens são promissoras na geração de significantes diálogos médicos sobre COVID-19. Porém, são necessárias abordagens mais avançadas para criar um sistema de diálogo totalmente útil que pode oferecer consultas precisas relacionadas ao COVID. Os dados e código estão disponíveis em https://github.com/UCSD-AI4H/COVID-Dialogue . Para o artigo c...