Skip to main content

Triagem através de chatbot: Primeira linha de defesa contra o COVID-19 baseada em IA



Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Atualmente o mundo está enfrentando a pandemia do coronavírus (COVID-19), doença com alta taxa de contaminação e aumento exponencial no número de casos. Uma das principais formas de monitorar e controlar o crescimento da doença vem acontecendo através do número de testes laboratoriais realizados, mas com a crescente evolução de infectados, o mapeamento do vírus se mostra um desafio cada vez maior. Dessa forma, muitos países estão recorrendo a outras alternativas como, por exemplo, linhas telefônicas responsáveis pela triagem e orientação para casos potenciais de coronavírus. 


Conforme a pandemia cresce, fica evidente o aumento do número de chamadas para essas linhas telefônicas, causando congestionamentos e muitas vezes, incapacidade de atender todas as solicitações. Como possíveis soluções, estão surgindo sistemas de triagem realizados de forma digital com perguntas de “sim” ou “não” e, apesar de auxiliarem na identificação de novos casos, não consideram sintomas adicionais e são limitados na capacidade de diagnóstico.


Como solução para essas limitações, o artigo apresenta um assistente digital de saúde com capacidade de diferenciar mais de 20.000 doenças com uma precisão de mais de 90%. Utilizando um conjunto de diversos casos clínicos combinados com relatos de casos do COVID-19, observou-se que o assistente pode distinguir com precisão o COVID-19 em 96,32% dos casos clínicos ou 100% dos casos, considerando apenas os sintomas e fatores de risco. Além disso, o sistema permite a entrada de texto livre, com perguntas de acompanhamento específicas da doença, em 36 idiomas.

Comments

  1. Uma solução muito útil, dado que as situações mais sensíveis encontram-se nos países que apresentam uma população maior e muitos deles não têm um sistema de saúde pública estruturado para toda essa demanda. Os chatbots são extremamente eficazes e isso reforça a necessidade do desenvolvimento da área de NLP.
    ♦ Giovanne, G11 ♦

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Aplicação de chatbots no desenvolvimento de jogos em saúde

fonte:  mercado e consumo Professores e colaboradores da a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um jogo online para a resolução de casos médicos inspirados em casos reais. O objetivo do projeto é investigar a aplicabilidade de chatbots como ferramentas de treinamento na tomada de decisões em quadros de saúde que exigem atenção. Para o aluno, se aproveitar da facilidade dos apps de mensagens para apresentar conteúdo, e para o professor, remover a complexidade do desenvolvimento do chatbot para que seja gerenciável por  qualquer pessoa leigas e também automatizar a avaliação e feedback aos usuários. Para saber mais, acesse o artigo em nosso repositório  com o título: Aplicação de chatbots no desenvolvimento de jogos em saúde, ou clique aqui .

A tecnologia alemã que facilitou o dia a dia dos 500 funcionários de uma empresa

Fonte: Sketchfab. Seria possível o desenvolvimento de uma tecnologia que entende pedidos falados em linguagem natural alemã? A resposta é sim. Para tanto, foi desenvolvido o protótipo de um sistema automático de fala contínua e independente de orador de uma central telefônica. Para aproximadamente 500 funcionários de uma empresa, a tecnologia oferece números de telefone, de fax e de salas; endereços de e-mail e, caso seja explicitamente permitido pelo assinante, números de telefones particulares. Além disso, fornece conclusão direta de chamada para a área desejada.  Neste artigo é explicado todo o funcionamento por trás da tecnologia de diálogo automático, bem como os resultados que foram obtidos experimentalmente - que atingiu um incrível sucesso de 90%.  Confira o artigo A Voice-Controlled Automatic Telephone Switchboard and Directory Information System  completo na página  Repositório  do Blog.

Novo Chatbot para Atendimento ao Consumidor em Redes Sociais

Fonte: Hackel. Os clientes estão utilizando, cada vez mais, as redes sociais como forma de interação com as empresas fornecedoras de produtos ou serviços. Porém, pesquisas mostram que a maior parte desses pedidos não são atendidos ou possuem um longo tempo de resposta.  Dessa forma, com o objetivo de solucionar esse problema, foi criado um sistema de diálogo capaz de gerar respostas automáticas para clientes nas redes sociais. Essa inteligência foi treinada por, aproximadamente, um milhão de conversas entre usuários e empresas (mais de 60 marcas) no Twitter. Além da praticidade que o sistema traz, ele se mostrou capaz de demonstrar empatia em respostas para clientes com reações emocionais, tanto de satisfação como insatisfação com os produtos/serviços fornecidos. Para saber mais sobre a pesquisa acesse o artigo completo no Repositório do Blog.