![]() |
Fonte: Galileu. |
O HIV/AIDS é talvez a pandemia de saúde mais grave que o mundo enfrenta, e a África Austral tem sido a região mais atingida. Das 33 milhões de pessoas infectadas pelo HIV em todo o mundo, aproximadamente dois terços são habitantes da África Subsaariana. Na África subsaariana, o Botsuana tem uma das maiores taxas de prevalência do HIV, sendo que 1 em cada 4 adultos é HIV positivo.
Diante disso, o estudo apresentado neste trabalho apoiou-se em uma parceria com o Centro de Excelência Clínica Infantil do Botswana-Baylor, um instituto especializado em pediatria que atende a capital do Botswana, Gaborone, e suas áreas vizinhas desde junho de 2003.
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema automático de diálogo falado para o fornecimento de informações de saúde a cuidadores de crianças HIV positivas. Neste estudo é abordada especificamente a questão frequentemente debatida da modalidade de entrada em sistemas de fala, touchtone versus speech input, em um novo contexto de usuários com baixo nível de alfabetização e em um serviço de informações de saúde.
No texto são discutidas experiências e trabalho de campo, que inclui entrevistas de avaliação de necessidades, sessões de grupos focais e estudos de usuários no Botswana com usuários semi e pouco alfabetizados. Os resultados indicam a preferência do usuário pelo touchtone ao speech input, embora ambos os sistemas tenham desempenho comparável com base em métricas objetivas.
Para ter acesso ao artigo HIV Health Information Access using Spoken Dialogue Systems: Touchtone vs. Speech completo, acesse a página Repositório do blog.
Para ter acesso ao artigo HIV Health Information Access using Spoken Dialogue Systems: Touchtone vs. Speech completo, acesse a página Repositório do blog.
Comments
Post a Comment