Skip to main content

#Pandemia: O acesso a informações de combate à AIDS por meio de um sistema automático de diálogo

4 descobertas sobre HIV/aids que nos deixam mais próximos de uma ...
Fonte: Galileu.
                                                            


O HIV/AIDS é talvez a pandemia de saúde mais grave que o mundo enfrenta, e a África Austral tem sido a região mais atingida. Das 33 milhões de pessoas infectadas pelo HIV em todo o mundo, aproximadamente dois terços são habitantes da África Subsaariana. Na África subsaariana, o Botsuana tem uma das maiores taxas de prevalência do HIV, sendo que 1 em cada 4 adultos é HIV positivo. 

Diante disso, o estudo apresentado neste trabalho apoiou-se em uma parceria com o Centro de Excelência Clínica Infantil do Botswana-Baylor, um instituto especializado em pediatria que atende a capital do Botswana, Gaborone, e suas áreas vizinhas desde junho de 2003.  

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema automático de diálogo falado para o fornecimento de informações de saúde a cuidadores de crianças HIV positivas. Neste estudo é abordada especificamente a questão frequentemente debatida da modalidade de entrada em sistemas de fala, touchtone versus speech input, em um novo contexto de usuários com baixo nível de alfabetização e em um serviço de informações de saúde.  

No texto são discutidas experiências e trabalho de campo, que inclui entrevistas de avaliação de necessidades, sessões de grupos focais e estudos de usuários no Botswana com usuários semi e pouco alfabetizados. Os resultados indicam a preferência do usuário pelo touchtone ao speech input, embora ambos os sistemas tenham desempenho comparável com base em métricas objetivas. 

Para ter acesso ao artigo HIV Health Information Access using Spoken Dialogue Systems: Touchtone vs. Speech completo, acesse a página Repositório do blog.

Comments

Popular posts from this blog

Aplicação de chatbots no desenvolvimento de jogos em saúde

fonte:  mercado e consumo Professores e colaboradores da a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um jogo online para a resolução de casos médicos inspirados em casos reais. O objetivo do projeto é investigar a aplicabilidade de chatbots como ferramentas de treinamento na tomada de decisões em quadros de saúde que exigem atenção. Para o aluno, se aproveitar da facilidade dos apps de mensagens para apresentar conteúdo, e para o professor, remover a complexidade do desenvolvimento do chatbot para que seja gerenciável por  qualquer pessoa leigas e também automatizar a avaliação e feedback aos usuários. Para saber mais, acesse o artigo em nosso repositório  com o título: Aplicação de chatbots no desenvolvimento de jogos em saúde, ou clique aqui .

A tecnologia alemã que facilitou o dia a dia dos 500 funcionários de uma empresa

Fonte: Sketchfab. Seria possível o desenvolvimento de uma tecnologia que entende pedidos falados em linguagem natural alemã? A resposta é sim. Para tanto, foi desenvolvido o protótipo de um sistema automático de fala contínua e independente de orador de uma central telefônica. Para aproximadamente 500 funcionários de uma empresa, a tecnologia oferece números de telefone, de fax e de salas; endereços de e-mail e, caso seja explicitamente permitido pelo assinante, números de telefones particulares. Além disso, fornece conclusão direta de chamada para a área desejada.  Neste artigo é explicado todo o funcionamento por trás da tecnologia de diálogo automático, bem como os resultados que foram obtidos experimentalmente - que atingiu um incrível sucesso de 90%.  Confira o artigo A Voice-Controlled Automatic Telephone Switchboard and Directory Information System  completo na página  Repositório  do Blog.

Novo Chatbot para Atendimento ao Consumidor em Redes Sociais

Fonte: Hackel. Os clientes estão utilizando, cada vez mais, as redes sociais como forma de interação com as empresas fornecedoras de produtos ou serviços. Porém, pesquisas mostram que a maior parte desses pedidos não são atendidos ou possuem um longo tempo de resposta.  Dessa forma, com o objetivo de solucionar esse problema, foi criado um sistema de diálogo capaz de gerar respostas automáticas para clientes nas redes sociais. Essa inteligência foi treinada por, aproximadamente, um milhão de conversas entre usuários e empresas (mais de 60 marcas) no Twitter. Além da praticidade que o sistema traz, ele se mostrou capaz de demonstrar empatia em respostas para clientes com reações emocionais, tanto de satisfação como insatisfação com os produtos/serviços fornecidos. Para saber mais sobre a pesquisa acesse o artigo completo no Repositório do Blog.